terça-feira, 11 de setembro de 2012

SEXTO CORDÃO VERDE E BRANCO OSSAIN





Osanyin é a entidade das folhas sagradaservas medicinais e litúrgicas, é representado material e imaterialmente pela cultura Jeje-Nago, através do assentamento sagrado denominado igba ossaim. Sua importância é primordial, nenhuma cerimônia pode ser realizada sem sua interferência seu símbolo é uma haste de ferro de cuja extremidade superior parte sete pontas dirigidas para o alto a do centro é encimada pela imagem de um pássaro.
Ossain conhece todos os segredos das folhas e sem as folhas e seus segredos não há axé, isto significa que o capoeirista aprende quase todos segredos da capoeira e os mantém preservando a cultura geral da capoeira.
Dia: Quinta feira.
Comida Principal: fumo, mel, otin, milho vermelho, espigas regadas com mel.
Saudação: Eweo Ossain



 Ilustração : Aurilda Sanches

QUINTO CORDÃO ROXO OMOLU




Omolu é um orixá nagô cultuado em religiões de matriz africana vestido com palha da costa e com contas nas cores vermelha, preta e branca, Omolu dança o opanijé, dança ritual marcada pelo ritmo lento com pausas, enquanto segura em suas mãos o xaxará, instrumento ritual também feito de palha-da-costa e recoberto de búzios. Em alguns momentos da dança, Omolu espanta os eguns, (espíritos dos mortos) e afasta as doenças, com movimentos rituais junto a Nanã Buruku e Oxumaré, forma a família de orixás dahomeana, este Orixá tem o poder das curas e doenças e é o responsável pela transformação dos corpos, ele é o guardião dos mortos. Devido a esta transformação o aluno também transforma o seu corpo em um instrumento de libertação por causa da capoeira.
Dia: Segunda feira.
Comida Principal: Pipoca.
Saudação: Ayoro, Atoto

Ilustração : Aurilda Sanches


QUARTO CORDÃO VERDE E AMARELO LOGUN EDÉ



Logun-Edé  é filho de Oxum e Oxossí Orixá menino, ele é a síntese dos dois Orixás feito nas águas devido a Oxum e Oxosse de quem é filho; nasceu no Efan ou no Yjesha. Logun-Edé é Principe em todas as Nações (tribos) de Candomblé, dono do Ouro de Oxum e da Fartura de Oxosse, também recebeu os cuidados de Yansã e Ogum; e de Yemanjá. Nesta graduação o aluno fecha o ciclo de aprendiz e começa a entender as características de discípulo.
Dia: 5ª Feira e Sábado.
Comida Principal: Omolocum, Yapeté, Axôxô, Inhame.
Saudação: Loci loci Logum, Ôh Luaô.
Ilustração : Aurilda Sanches