sexta-feira, 6 de maio de 2011

FUNDAÇÃO DO GRUPO CATIVEIRO CAPOEIRA

O Grupo Cativeiro Capoeira foi fundado em 20 de Abril de 1978, em São Paulo/SP por seis jovens capoeiristas atrelados com as questões maiores da capoeira, são eles: 
Mestre Caio, Mestre Belisco, Mestre Eli, Mestre Rodolfo Mestre Sidney e Mestre Miguel Machado, com o objetivo de criar um grupo para que mantivessem vivas as tradições e resgatasse da Capoeira em todos os seus aspectos e sentidos: cultural, histórico, político, social e principalmente nas questões raciais.
As preocupações desses Mestres não eram somente com a capoeira, mas com tudo que tivesse ligação com a cultura Afro-brasileira sem excluí-las, com o passar do tempo o grupo foi se reduzindo a apenas um Mestre, que com responsabilidade e resistência passou a ser referência e patrono do Grupo Cativeiro Capoeira, seu nome, Mestre Miguel Machado, fundador e presidente nacional e internacional. O Grupo Cativeiro Capoeira desde seu início tem a preocupação com a formação integral do capoeirista, tanto em seu aspecto físico pelo nível técnico do treinamento em capoeira, quanto em seu aspecto moral e político pelo que representa a capoeira, desde suas origens criadas como uma dança e também uma luta e que se manteve como uma forma de resistência da cultura negra no Brasil.
Mestre Miguel Machado preocupava-se com a conotação que a entidade governamental federal, oficial da época, dava, e pretendia enquadrar os capoeiristas que com pretensão maior, queria desenvolver nos capoeiristas um falso nacionalismo, como colocar a graduação de capoeira obrigatoriamente baseada nas cores da Bandeira Brasileira, critérios e conceitos militares; por exemplo: antes de começar as aulas de capoeira nas academias, ou nas rodas realizadas em ruas e praças, todos os alunos se perfilam em posição de “sentido”, em saudação á Bandeira Nacional, gritando “Salve!” e por incrível que pareça, há pessoas desavisadas, que ainda os fazem por que acham que é da tradição da capoeira. Ou pior como a saudação ao Mestre para começar a roda: Em Curitiba (Paraná), o aluno negro tinha que beijar a mão do “Mestre”, em sinal de respeito. infelizmente, hoje em dia, no limiar do ano 2010, século XXI, o oportunismo e escravismo continuam neste país, de Norte a Sul, de Leste a Oeste: falsos mestres, falsos angoleiros, falsos professores, intelectuais, falsos educadores, falsos administradores de capoeira, fazem qualquer negócio com a cultura negra para se realizarem e se dar bem na vida. Mas nós, do Grupo Cativeiro Capoeira lutamos contra essas perversões onde quer que elas se manifestem: a demais, centros de capoeira, ruas, praças, festas de largo, etc.
O Grupo Cativeiro Capoeira segue nesta luta desde a década de 1970, tendo, como objetivo principal: integrar e sociabilizar, respeitando características históricas, sociais, econômicas e culturais de cada um para o negro, branco, índio, pobre, rico, homem, menino e mulher. A capoeira é mantida como um instrumento de defesa da liberdade, por isso no grupo usamos esta frase como lema: "Para não ser cativo de ninguém" um forte abraço a todos.



Professor Grillo

7 comentários:

  1. Parabéns Professor Grillo, eu que acompanho seu trabalho a mais de 2 anos, sei o quanto você é dedicado e incrível em suas aulas...De verdade você resgata aquelas crianças + necessitadas de atenção, e as transforma em cidadãos de bem...A cada apresentação me surpreendo + e me arrepio de tão perfeito que fica...Você é maravilhoso e sei que você dedica tudo ao Grupo Cativeiro e principalmente ao seu Mestre Miguel Machado, você é sem dúvida um excelente aluno e um perfeito professor...Não consigo te ver sem a capoeira, e a capoeira sem você...Se todos os profissionais da área fossem dedicados como você não teria esse tipo de informação errada (citada no seu texto, sobre a bandeira, mas vamos torcer para que cada vez mais esses professores se atualizem e estudem para ao menos passar a história correta aos alunos)...De coração parabéns pelo trabalho!!!

    ResponderExcluir
  2. Professor Grillaço você sem dúvida faz crescer e dissiminar cada vez mais a capoeira no mundo. Sou seu fã e do seu trabalho. Tenho algumas fotos da história do grupo para você colocar no blog. Parabéns e muito sucesso e axé.

    ResponderExcluir
  3. Valeu Marcia!!!! Você sabe que sou fã do seu trabalho também, o que apenas tento é passar para meus alunos o real significado da Capoeira e a historicidade do Grupo e de meu Mestre. Muito obrigado pelo apoio e ajuda que você me oferece por que neste mundo não fazemos nada sozinho. Um grande beijooo!!!!
    Axé

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Grillo, você conhece academias do grupo Cativerio ou Terra Preta na cidade de São Paulo?

      Excluir
  4. Muito obrigado professor Simpson, saiba que nesta pequena e grande caminhada estamos juntos, é recíproca a admiração, a ideia é esta, me mande sim quando puder as fotos que postarei com maior prazer.
    Um forte abraço meu irmão, Axé!!!

    ResponderExcluir
  5. Bacana. Texto muito bom. Parabéns Grillo.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Professor Grillo, tudo bem? Vendo seu conhecimento sobre o Grupo Cativeiro,gostaria de "matar" uma curiosidade: Sou, também, Professor de Capoeira, treinei, e dei aulas, por muitos anos no Grupo Cativeiro, atualmente não dou mais aulas de Capoeira. Trouxe, através do Mestre Miguel e Mestre Pedro Feitosa, o Grupo para Ibiúna/SP em 1980, então Ibiúna é uma das cidades em que o Grupo Cativeiro abriu há mais tempo, e ainda continua em atividade. Estou certo? Abraços. Prof. Zorinho.

    ResponderExcluir